Novidades

Novidades sobre o Lamflor

Defesa de tese: "Estimativa de Características Dendrométricas para Floresta Estacional Semidecidual Submontana com o Uso de Dados OLI e SRTM"

No dia 20 de Fevereiro de 2018 foi a vez da mestranda Anny Francielly Ataide Gonçalves defender sua dissertação de mestrado, orientada pelo professor Dr. Gilson Fernandes da Silva, com o título "Estimativa de Características Dendrométricas para Floresta Estacional Semidecidual Submontana com o Uso de Dados OLI e SRTM". ... E como membros da banca examinadora o professor Dr. Adriano Ribeiro de Mendonça, o pós-doutor Daniel Henrique Breda Binoti e o professor Dr. André Quintão de Almeida da Universidade Federal de Sergipe.
Ler Mais

Defesa de Tese: "Modelagem da distribuição de diâmetros em povoamentos de paricá sob diferentes espaçamentos"

Na tarde do dia 19 de Fevereiro de 2018, foi realizada a defesa de dissertação da mestranda Mariana de Aquino Aragão. O trabalho intitulado "Modelagem da distribuição de diâmetros em povoamentos de paricá sob diferentes espaçamentos"..., foi orientado pelo professor Dr. Adriano Ribeiro de Mendonça. O professor Dr. Gilson Fernandes da Silva, o pós-doutor Daniel Henrique Breda Binoti e o professor Dr. Leonardo Job Biali da Universidade Federal de Brasília foram os membros da banca de defesa.
Ler Mais

Defesa de Tese: Semana de qualificações

A primeira semana de dezembro marcou uma série de atividades do LaMFlor, além do curso sobre LiDAR e Google Earth Engine, três pesquisadores da equipe fizeram a qualificação do doutorado.... As bancas contaram com professores da Universidade Federal do Espírito Santo, e ainda com a participação dos examinadores visitantes Fabio Guimarães Gonçalves, de Santa Catarina e Evandro Orfanó Figueiredo, do Acre. Com temas variados, os trabalhos demonstram a multidisciplinaridade das pesquisas desenvolvidas no laboratório; o primeiro a qualificar, no dia 1º, foi o prof. Rodrigo Freitas Silva, que estuda diferentes métodos de otimização do sortimento florestal. No dia 4 foram realizadas as qualificações dos pesquisadores Jeangelis Silva Santos e Evandro Ferreira da Silva, que no doutorado trabalham com o uso do sensoriamento remoto para modelagem de florestas equiâneas e o uso de pesquisa operacional para o planejamento da colheita florestal na Amazônia, respectivamente. Eles são orientados por diferentes professores no doutorado, com as qualificações da semana envolvendo os três professores integrantes da equipe do LaMFlor. Jeangelis é orientado pelo professor Adriano Ribeiro de Mendonça, Evandro pelo professor Gilson Fernandes da Silva e Rodrigo pela professora Mayra Luiza Marques da Silva, lotada na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), contudo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestal da UFES.
Ler Mais

Curso LiDAR e Google Earth Engine

O LaMFlor recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro a visita dos pesquisadores Fabio Guimarães Gonçalves, Rafael Rossi Viégas e André Quintão de Almeida. Fabio e Rafael fazem parte da equipe da Canopy Remote Sensing Solutions, empresa especializada em inventário e monitoramento florestal com tecnologias de sensoriamento remoto ...; enquanto André é professor da Universidade Federal de Sergipe, onde trabalha com geoprocessamento, sensoriamento remoto e geoestatística. Além da interação com a equipe do laboratório, a visita objetivou a realização de um curso voltado as aplicações do LiDAR e Google Earth Engine em inventário e monitoramento florestal. Com dois dias de atividades, o curso englobou uma série de atributos destas duas ferramentas, como o processamento de dados LiDAR com software FUSION, para produção de Modelo Digital do Terreno (MDT) e Modelo Digital de Superfície (MDS); e a construção de séries temporais de índices de vegetação e composição multitemporal de imagens no Google Earth Engine. Participaram do curso pós-graduandos das mais variadas áreas, evidenciando o caráter multidisciplinar que as aplicações do sensoriamento remoto vem tomando nos últimos anos, sendo largamente empregadas por engenheiros florestais para estudos de vegetação, manejo florestal, manejo de bacias hidrográficas, entre outros. Ainda participaram do curso técnicos de empresas do setor florestal que atuam na região, contribuindo para troca de experiências e a transferência de conhecimentos para o setor produtivo, seguindo a tradição do DCFM/UFES de trabalhar em parceria com o setor privado e a comunidade.
Ler Mais

Estudo do LaMFlor na Science of The Total Environment

Na última semana foi disponibilizado online na revista Science of The Total Environment o artigo "Prognoses of diameter and height of trees of eucalyptus using artificial intelligence"..., derivado da dissertação de mestrado do pesquisador do LaMFlor Giovanni Correia Vieira. O trabalho ainda conta com a co-autoria dos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da UFES Adriano Ribeiro de Mendonça, Gilson Fernandes da Silva, Sidney Sára Zanetti, Mayra Marques da Silva e Alexandre Rosa dos Santos. A Science of The Total Environment é uma revista internacional dedicada a estudos ambientais, focada em trabalhos que sobrepõem as cinco esferas do ambiente: a atmosfera, a hidrosfera, a biosfera, a litosfera e a antroposfera. Criada em 1972 e disponibilizada na plataforma Elsevier, é um dos principais periódicos científicos internacionais revisados por pares abrangendo ciência ambiental. Atingiu no ano de 2016 fator de impacto de 4.9, e está classificada com Qualis A1 pela Capes em 12 diferentes áreas, incluindo Ciências Agrárias e Ciências Ambientais. O estudo trabalha com modelos de árvores individuais, utilizados geralmente quando deseja-se informações mais detalhadas visando a produção de multiprodutos da floresta, gerando estimativas da competição, mortalidade e crescimento em altura e diâmetro das árvores. Neste trabalho estas estimativas foram realizadas com uso de técnicas de inteligência artificial (redes neurais artificiais e sistema de inferência neuro-fuzzy adaptativo) para obter o crescimento individual em diâmetro e altura de árvores de eucalyptus, se mostrando apropriadas podendo ser adaptadas para outras regiões e culturas florestais. O artigo será publicado na versão impressa da Science of The Total Environment no mês de abril de 2018.
Ler Mais

Brasil sediará pela primeira vez o CONFLAT

Um dos mais importantes eventos científicos da área florestal será sediado pela primeira vez no Brasil. O Congresso Florestal Latino-Americano, na sua sétima edição, será realizado na cidade de Vitória, Espírito Santo, entre os dias 12 e 15 de junho de 2018. Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal do Espírito Santo ..., o Congresso terá como sede o Golden Tulip Porto Vitória Hotel. Em Vitória os visitantes encontrarão um mosaico de ilhas, encostas, enseadas, manguezais e praias, que encantam a quem chega. O município é formado por um arquipélago de 33 ilhas mais uma porção continental.
Pesquisadores podem enviar trabalhos científicos para o Congresso até o dia 01 de março de 2018; os trabalhos devem se enquadrar em uma das quatro áreas temáticas: Silvicultura, Manejo Florestal, Meio Ambiente e Recursos hídricos, e Tecnologia de Produtos Florestais. O evento contará com uma programação diversificada, enfatizando os temas atuais de pesquisa e extensão e priorizando as discussões sobre questões florestais e madeireiras que afetam diretamente a sociedade. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Congresso. O tema do evento é - Preservação e produção florestal face às mudanças climáticas: desafios para o século XXI -, e segundo o presidente do VII CONFLAT Henrique Machado Dias "foi escolhido por fazer alusão a longa trajetória acadêmica que as instituições públicas brasileiras têm na parceria com o setor privado, no qual abrange uma grande oportunidade de agregar novas experiências do exterior para o país assim como também transferir nossos conhecimentos para demais instituições, sob uma perspectiva de adaptação deste setor frente as mudanças climáticas". Henrique Machado Dias ainda completa que "a Comissão Organizadora está trabalhando, em grande medida, para realizar um evento científico de qualidade, num espaço agradável e sustentavelmente equilibrado e por isso, não estamos medindo esforços para que nossos congressistas e conferencistas sintam-se satisfeitos e bem acolhidos nesta cidade, abençoada pelo Espírito Santo. Em junho, aguardaremos vocês em Vitória!"
Ler Mais

Participação no 125th Anniversary Congress 2017

O LaMFlor foi representado no 125th Anniversary Congress 2017 realizado pela IUFRO (The International Union of Forest Research Organizations) pelo professor Gilson Fernandes da Silva. O Congresso foi realizado de 18 a 22 de setembro de 2017 em Freiburg, Alemanha .... Fundada em 1892, a IUFRO é uma organização não governamental sem fins lucrativos, aberta a todos indivíduos e organizações dedicadas à pesquisa florestal. Esta rede global de cooperação em ciências florestais, une mais de 15.000 membros, em quase 700 organizações de mais de 110 países. No evento o professor Gilson Fernandes da Silva apresentou o trabalho intitulado "Allocation of storage yards in native forest stands in the Amazon region using mathematical programming".
Ler Mais

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...